O post de hoje é sobre dicas para organizar as tarefas domésticas e criarmos tempo para nós, e para aquilo que é realmente importante. Facilmente percebemos que tudo isto trabalha em cadeia e que se encontra interligado certo? Ora pensa comigo, se pouparmos dinheiro nas compras, vai sobrar mais dinheiro para outras coisas que realmente gostes como viajar, comer fora ou comprar aquela roupa que tanto querias. E isto tanto se aplica a uma casa com ou sem filhos.
Inicialmente quando nos juntamos, eu e o Carlos não ligávamos muito a isto, até começarmos a traçar metas para os nossos anos e percebermos que dentro do nosso orçamento familiar, alguma coisa não estava correcto. As nossas poupanças não estavam como nós ambicionávamos e também não estávamos a conseguir realizar os objectivos aos quais nos propúnhamos. Portanto, o que é que estava a falhar? Confessamos que duas pessoas com trabalhos por turnos e em horários rotativos não é nada fácil. E começamos por perceber que aí era uma das nossas maiores falhas. Falhávamos na nossa logística para a organização da nossa casa.
Foi aí que começamos a compreender a necessidade que tínhamos de planear melhor as nossas tarefas diárias e as domésticas também para que as coisas começassem a fluir mais naturalmente. E isso ainda se intensificou ainda mais com a chegada do Rodrigo.
A logística de gerir uma casa, não é fácil, independentemente de se ter filhos ou não, isso é mais que certo. As condições laborais são cada vez mais exigentes, e no meio do caos diário, conjugar as tarefas domésticas, compras, trabalho e tempo para cuidarmos de nós - seja a ver uma série, dar um passeio ou simplesmente cuidarmos de nós - torna-se uma verdadeira aventura.
Com o passar do tempo fomos definindo melhores estratégias para a organização das nossas rotinas e com alguma persistência, encontramos forma de nos organizarmos cá por casa. Claro que nada é perfeito e há dias em que falhamos, e não há mal nenhum nisso.
Ficam aqui abaixo as nossas dicas e as rotinas que implementamos cá por casa:
Planear as refeições da semana e realizar uma lista de compras
Organizar a dispensa e o frigorífico
Cozinhar várias refeições para vários dias
Fixar um dia para limpezas e organização da casa
Cá por casa definimos um dia da folga para esta tarefa. Sim, fazer limpezas, lavar roupas e por aí em diante não é de todo uma tarefa que agrade a todos, contudo o facto de focarmos um dia para a realização destas tarefas permite-nos ter o restante tempo da folga disponível para aproveitarmos como queremos, além de termos a casa sempre limpa e arrumada. Normalmente aproveitamos para fazer estas tarefas ao dia de semana, quando o Rodrigo está na escola.
Planear as tarefas consoante o vosso horário laboral
Tal como referimos acima, designamos as tarefas para os dias em que estamos de folga. Não é de todo boa ideia, sair de um dia de trabalho e ainda nos irmos enfiar nas compras. Além de só nos ir trazer uma valente dor de cabeça, vai acabar por falhar alguma coisa e atrasar tudo o resto. Por isso, decidimos por aqui que o melhor mesmo a adoptar é realizar todas as tarefas durante as nossas folgas, para que durante os dias de trabalho em que nos encontramos mais sobrecarregados, sobre mais tempo para estarmos descansados.
Utilizar um Planner ou Agenda organizadora
Este aspecto é muito importante, quer sejam vocês a realizar ou que adquiram alguma, é importante que seja algo que vos ajude a anotar as vossas necessidades. Cá por casa, utilizo o planner que desenvolvi, e que me ajuda a reunir toda a informação que necessito para este efeito. Desta forma anoto as refeições da semana, a lista das compras e os compromissos da semana de forma a não me esquecer de nada. Aproveito e guardo-o na minha agenda, para andar sempre comigo e ir anotando o que necessito.
Esperamos que tenham gostado deste post e que vos ajude na organização aí de casa.
0 Comentários