CASULO - Capsule Wardrobe and Toys for Babies and Kids



Já à muito que tinha este projecto na minha cabeça. O tempo fez de mim uma pessoa mais consciente em relação ao ambiente, ao hábitos que temos e ao nosso estilo de vida. Já mudamos muita coisa cá em casa, desde a forma como planeamos a nossa alimentação, aos brinquedos com os miúdos (que são muito menos por sinal), aos produtos que usamos cá por casa, no entanto todos sabemos que quando temos vontade de mudar e fazer melhor não ficamos por aqui. 


Preocupa-me bastante o mundo que estamos a deixar para os nossos filhos, os exemplos que estamos a dar e o consumo excessivo que praticamos a incutimos. Temos ainda um longo caminho a percorrer, mas sinto que quando queremos muito mudar, a mudança começa em nós e na nossa casa. 


Um dos problemas que continuo a sentir que tenho claramente é no que toca aos miúdos. Sobretudo com o consumo têxtil e com os brinquedos. Em mim, já consegui incutir o hábito de comprar o menos possível e apenas o necessário. Contudo, quando falamos em bebés e crianças já não é tanto assim. E era aqui que queria desesperadamente mudar.


Todas as estações dava por mim a dizer “não vou comprar muita roupa”, e o que é certo é que acabava por comprar mais do que eles iam usar, havia peças que acabavam por ficar novas ou com muito pouco uso. E acaba por guardar e acumular roupa dos miúdos em casa, que de uma estação para a outra conseguia aproveitar outra nem por isso.


Ponderei em comprar roupa em segunda mão, mas rapidamente conclui que não estou nesse nível de sustentabilidade e que ainda é uma coisa que não consigo fazer. No entanto, o facto de não o conseguir fazer não implica que eu não esteja preocupada em mudar este hábito. 



Em reposta a este problema e no passeio em que tirei esta fotografia, olhei para a minha Olívia e no ambiente que me rodeava e tive a ideia de criar este projecto - O Casulo.

O Casulo, não será nada mais nada menos que o armário cápsula que decidi criar para os meus filhos ao longo das estações do ano de forma e de acordo com a idade que têm, a partilhar convosco peças com as quais me identifico, que faz sentido os miúdos usarem, que são confortáveis e que servem apenas um propósito: vestir os meus filhos sem que isso signifique um consumismo excessivo e um gasto exagerado no meu orçamento. O mesmo se aplica aos brinquedos.


Porque se queremos um mundo mais sustentável não basta dizer, temos de fazer acontecer.


Porque o casulo é casa para uns, transformação e mudança para outros, é metamorfose e um processo carregado de amor, dedicação e paciência. 


Irei mostrar-vos as peças que adquiri e outras enviadas de algumas marcas, com as quais me identifico. Obrigada desde já às que embarcaram nesta aventura, sem olharem para trás. …


Poderão consultar todos as dicas para o armário no Blog e semanalmente irei fazer sugestões das peças por aqui.


0 Comentários