Empadas Saudáveis de Batata Doce com Cogumelos e Atum


 Como sabem antes da gravidez a minha alimentação era maioritariamente vegetariana, onde por questões ambientais e um pouco pessoais, decidi reduzir drasticamente o consumo de carne até a deixar mesmo de consumir. Comecei aos poucos a explorar a cozinha vegetariana, e com a prática fui experimentando pratos diferentes e opções alternativas à proteína animal (carne e peixe) como o Tofu, Seitan, Cogumelos e Leguminosas, e surpreendi-me imenso com o que conseguia fazer com elas.


Nunca “obriguei” cá por casa, a seguirem o mesmo percurso que o meu ou as minhas escolhas, porém aos poucos e poucos (sobretudo o meu marido) foi-se apercebendo dos benefícios na redução do consumo de proteína animal na sua dieta e os efeitos que isso produzia na sua saúde, no corpo e no desporto. Quanto ao Rodrigo, nunca impus uma dieta estrita vegetariana pois acho que cada um de nós deve ter consciência das duas escolhas e do impacto que isso causa do planeta. Por enquanto, ofereço-lhe de tudo, sempre em equilíbrio - com excepção da carne de vaca, que ninguém consome cá por casa.

Ao engravidar da Olívia, tentei manter esse padrão alimentar e com a suplementação necessária, no entanto (para mim) não foi suficiente e tive de voltar a integrar a proteína animal como parte da minha alimentação. Actualmente consumimos cá por casa, cerca de 3-4 refeições por semana em que a proteína animal está incluída.

Desta forma, uma alimentação maioritariamente vegetariana continua a ser a nossa primeira opção, porém hoje trago-vos uma receita de umas empadas de batata doce, cujo recheio podem variar e acrescentar apenas legumes, proteína vegetal (tofu ou seitan) ou proteína animal (frango, atum, pescada). São versatéis, saudáveis e muito saborosas.

EMPADAS DE BATATA DOCE COM COGUMELOS E ATUM

INGREDIENTES

BASE

1 Batata doce grande ou 2 médias

Sal qb

Pimenta qb

1 Chávena de Farinha de Espelta

1 c. Sopa de Iogurte Grego


RECHEIO

1 cebola pequena

2 dentes de alho

250gr de cogumelos frescos finamente picados

1 lata de atum

Salsa qb

2 c. Sopa de molho de Soja

Manjericão qb

Pimenta qb

5 c. Sopa de Polpa de Tomate


PREPARAÇÃO

Num tacho colocar a batata doce descascada, com o sal e deixar cozer por 20 minutos. Escorrer a água e com a ajuda de um passador, transformar a batata num puré. Acrescentar mais um pouco de sal, pimenta, alho, o iogurte e a farinha e envolver tudo até obter uma massa homogénea. 

Numa frigideira colocar o azeite a aquecer, e colocar a cebola e o alho finamente picados até ganharem alguma. Colocar os cogumelos e os temperos - molho de soja, manjericão, pimenta - e deixar cozinhar um pouco nestes temperos. Posteriormente adicionar o atum e polpa de tomate e voltar a deixar cozinhar - sem deixar secar demais. Desligar o lume, acrescentar a salsa picada, envolver e reservar. 

Numa forma de queques, untar com manteiga ou spray anti-aderente e colocar uma porção da massa, e formar a base para o queque com a ajuda de uma colher. Colocar o recheio e cobrir com mais creme da batata doce. Repetir o processo para as restantes formas. 

Levar ao forno por 210º por 20 minutos. 

Retirar e deixar arrefecer por completo antes de servir. 

0 Comentários